Sobre o Curso

UNILAB – INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS

Licenciatura em História – Ceará

Em atenção à Portaria no 383/2010, da Secretaria de Ensino Superior, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-­Brasileira (UNILAB) definiu a formação graduada em humanidades em dois ciclos. O primeiro ciclo é realizado no Bacharelado em Humanidades, que oferece uma formação em perspectiva interdisciplinar com o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de investigação social dos estudantes. O segundo ciclo, também chamado de ‘terminalidades’, é opcional ao egresso do bacharelado, sendo formado em sua maioria por licenciaturas. Aos egressos do BHU candidatos ao  2º ciclo , o Curso de Licenciatura em História oferece 80 vagas anuais.

Turno: Noite

Regime: Semestral

Campus: Unidade Acadêmica dos Palmares (Acarape/Ceará)

Grau: Licenciado em História

Duração: 4 anos (8 semestres) a 5,5  anos (11 semestres)

Carga Horária: 3.345 horas

Vagas: 80 Anuais

Áreas de Atuação: Os egressos do curso de Licenciatura em História exercerão atividades profissionais na educação básica, em instituições públicas e particulares em todo o território nacional, bem como nos países de origem dos nossos estudantes internacionais. Também poderão atuar como profissionais de História em instituições públicas e particulares do Brasil e do exterior, a exemplo de museus, institutos de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, centros de memória e arquivos, bem como em toda e qualquer empresa ou instituição onde o serviço de um historiador se faça necessário.

 

COORDENAÇÃO: Para a gestão do curso são utilizadas a sala da direção do IHL/BHU, localizada no bloco térreo da Unidade Acadêmica dos Palmares e a sala da Coordenação de História/2º ciclo, localizada na sala 109, 1º andar (Bloco III/Palmares).

Telefones: (085) 3373.6319 / 3373.1349

Email da Coordenação do Curso: historia.ce@unilab.edu.br

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Sérgio Krieger Barreira   sergiokbarreira@unilab.edu.br

 

INFRAESTRUTURA: As componentes obrigatórias do curso são ofertadas durante a semana no turno da noite e aos sábados. Atualmente o curso ocupa 5 salas de aula no bloco térreo da Unidade Acadêmica dos Palmares, todas equipadas com quadro branco e projetor de imagens. A Unidade dos Palmares possui Restaurante Universitário, Laboratório de Informática e Biblioteca de uso comum aos membros da comunidade acadêmica. A universidade fornece transporte intercampi gratuito diariamente para o deslocamento entre a Unidade Acadêmica dos Palmares(Acarape) e os Campi da Liberdade e das Auroras(ambos em Redenção e distantes cerca de 2 km da Unidade dos Palmares).