Roda de Conversa sobre Educação no Ceará – Evento do Pulsar de História lota auditório

O Programa Pulsar, criado pela Resolução nº 29/2014, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação da UNILAB tem como missão institucional o acompanhamento e a orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação, na forma de tutoria. Dentre os seus objetivos, visa “Fazer reconhecer, vivenciar e refletir sobre a interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como as relações entre ensino, pesquisa e extensão e o ambiente universitário em geral;”. Logo, torna-se inerente ao Pulsar oportunizar à comunidade acadêmica eventos que propiciem o alcance desses três eixos.

Diante dessa prerrogativa, o pulsar de História da UNILAB realizou Roda de conversa, como atividade de extensão, ocorrida no dia 18 de junho, intitulada “A Educação do Ceará: Desafios e conquistas”, ministrada pelo Sr. Idilvan Alencar, Ex-secretário de Educação do Estado do Ceará (2016 a 2018). O evento contou com a mediação do professor Dr. Fábio Cressoni (UNILAB), e o Prof. Elvis Bruno, Coordenador da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, localizada em Redenção – CE.

O evento teve como público alvo, estudantes das licenciaturas da UNILAB bem como gestores, professores das escolas do Maciço do Baturité e a comunidade em geral. Os dados trazidos pelo palestrante associados às questões apresentadas demonstraram um panorama da Educação do Estado do Ceará, além de propiciar um ambiente de troca de cultura escolar entre gestores da Educação, as escolas nas quais nossa universidade executa o estágio supervisionado, e os discentes UNILAB que trouxeram questionamentos e inquietações sobre a prática do chão da escola.

A equipe pulsar avalia positivamente o encontro que contou com a participação de mais de 120 pessoas da rede pública escolar e encerramos esse evento com algumas certezas baseadas nas discussões externadas. A primeira, é que podemos contribuir muito mais com as escolas que nos acolhem no Maciço do Baturité, e a segunda é que a Educação é feita por muitas mãos. Aproveitamos para agradecer a Escola Brunilo Jacó pela confiança em nosso trabalho, aos discentes de História e voluntários, Naelson Lima Florêncio e Anderson Gonçalves Costa pela sua disponibilidade e prontidão, a coordenação do Curso de História pelo apoio na logística do evento, ao Sr. Idilvan Alencar e equipe que nos proporcionaram novos saberes, aos muitos gestores e professores das escolas parceiras pela energia e entusiasmo ao falar de suas escolas e aos discentes UNILAB pela qualificação do debate.

Jannieiry Araújo

Bolsista Pulsar

Palestrante e mediadores da esquerda para direita: Sr. Idilvan Alencar (Ex-Secretário de Educação do Ceará), Prof. Elvis Bruno (Brunilo Jacó), Prof. Fábio Cressoni (UNILAB).

Equipe Pulsar da esquerda para direita: Naelson Florêncio (voluntário no evento), Jannieiry Araújo (Bolsista Pulsar), Adriana Nivia (Bolsista Pulsar) e Rosiane Arruda (Bolsista Pulsar)

Gestores, professores da rede de escolas públicas do Maciço do Baturité e alunos UNILAB

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *